Totalmente revista e atualizada, a terceira edição do Economia Brasileira consolida o grande sucesso da edição anterior.
Partindo da economia colonial, passando pela expansão cafeeira e abordando o processo de substituição de importações, desde as origens do processo de industrialização até o II PND, Economia Brasileira abrange todos os tópicos essenciais para a compreensão do atual estágio do país.
Tendo como enfoque a cobertura do programa da disciplina, sem se deter exageradamente em aspectos inerentes a outras matérias, discute detalhadamente, de forma sem similar em outros livros-texto da matéria, o período recente.
De forma didática e clara, os autores elucidam questões como a crise e a hiperinflação dos anos 1980 e os desequilíbrios gerados, bem como as iniciativas heterodoxas de combate à inflação, e os anos 1990, com a implementação de políticas de modernização que incorporam os princípios de rigidez orçamentária, abertura comercial e estabilização da moeda, além de apresentar um retrato minucioso do Brasil atual, ilustrado com os principais indicadores socioeconômicos.
A alta qualidade do texto, a atualização de todos os dados estatísticos e a abordagem inovadora e profunda da matéria, expostas de maneira absolutamente sucinta e fácil, fruto da reconhecida capacidade dos autores, todos com relevantes contribuições acadêmicas, fazem de Economia Brasileira uma nova e definitiva referência na área.