Os Inocentes do Leblon é uma reconstituição da história – original, imperfeita, mas inspiradora – da formação do primeiro partido brasileiro criado sem a participação de políticos profissionais. No livro, a história do Novo é contada através da história de vários personagens – alguns conhecidos, muitos anônimos – que contribuíram com seu esforço, tempo e idealismo para que um sonho idealista se tornasse realidade. Vários personagens de destaque contribuíram com informações e depoimentos, contando detalhes e fatos que nunca chegaram ao conhecimento público.
Muito será revelado.
O livro reconstitui a história do partido, desde o encontro inicial de seus principais protagonistas, ainda na escola, no final dos anos 1970, até os dias de hoje. A narrativa tem como pano de fundo as mudanças da cena política brasileira: o final do regime militar, a “Nova República”, as eleições de Lula e Dilma e as manifestações de 2013, quando a população ganha protagonismo, e se sucedem o impeachment de Dilma e a prisão de Lula.
Os Inocentes do Leblon é um relato de como a ideia do Novo surgiu, quem se envolveu com ela no início e quem participou da sua realização em Salvador, Porto Alegre, São Paulo, Sorocaba, Cabo Frio, Resende e muitos outros lugares. O livro explica – e desmistifica – o que foi a “fundação” do partido e como foi enfrentado o desafio da coleta de um milhão de assinaturas. Ele documenta as primeiras reuniões e discussões, mostra quais eram as ideias originais e quem foram os mentores que ajudaram a cria-las, e discute a adequação dessas ideias ao momento atual.
Uma das partes centrais do livro é a narrativa do processo, iniciado em 2015, que trocou o espírito original do partido por uma centralização e um tratamento a filiados e candidatos incompatível com suas ideias originais. O livro narra acontecimentos, decisões e conflitos, em sequência histórica, revelando detalhes e apresentando, pela primeira vez, uma versão diferente da narrativa oficial dos dirigentes do partido.
O livro mostra como essa desvirtuação da proposta original sofreu a resistência de filiados de todo o Brasil, descreve a formação de grupos de dissidentes e apresenta cartas e documentos produzidos por esses grupos, apontando os erros cometidos e fazendo recomendações de retomada do rumo original.
O livro se encerra com uma análise, em linguagem clara e objetiva, da atuação do partido hoje comparada com seus ideais originais. Esses ideais ainda fazem sentido? Existe consistência entre a prática e a ação? O que seria preciso para que o partido retomasse seu caminho, e desempenhasse o papel importante na história brasileira que lhe estava reservado?
Os Inocentes do Leblon conta uma história inédita, inspiradora e humana que, como toda história humana, envolve idealismo, amizade, ambição, a busca pelo poder e suas consequências inevitáveis: falsidade, traição e conflito.
O livro é, ao mesmo tempo, um documento histórico e um relato envolvente sobre pessoas comuns que saíram de sua zona de conforto para mudar o país.
É leitura obrigatória para os filiados ao partido, para os que não mais pertencem a ele e, acima de tudo, para todo brasileiro que trabalha para transformar o Brasil em um país decente para se viver.