Prefácio à segunda edição (2020)
Quando decidi escrever sobre o tema, em 2014, o meu principal objetivo era ensinar o uso do mercado futuro como um mecanismo de proteção para uma carteira de ações. Não tinha como propósito relevante as operações especulativas de curto prazo.
O cenário daquela época era muito diferente: o Índice Bovespa (IBOV) estava numa clara e longa tendência de baixa, existia um número bastante reduzido de participantes na Bolsa de Valores – éramos pouco mais de 600 mil pessoas – e a taxa básica de juros no país era muito maior (11% ao ano).
De modo geral, os juros altos favorecem as aplicações em renda fixa e desencorajam os investimentos no mercado de renda variável. E essa sempre foi a regra no Brasil: bons retornos financeiros, sem grandes riscos. Um verdadeiro paraíso para os rentistas e um cenário muito ruim para o desenvolvimento do país. Um mercado acionário forte está intimamente relacionado ao desenvolvimento de uma nação.
Após seis anos o clima para o mercado de capitais no Brasil é outro, muito diferente. Houve uma mudança para melhor. O número de investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores quase quintuplicou nos últimos quatro anos, a taxa básica de juros (Selic) está em patamares nunca vistos por aqui (2% ao ano) e, claramente, o IBOV voltou, após anos e anos, para uma tendência de alta – Bull Market.
Em geral, o mercado acionário “vive” de ciclos. Usualmente os períodos de alta têm uma duração média de sete anos (lembrando que a virada do mercado começou em janeiro de 2016). É possível que ainda tenhamos vários anos nesse ciclo de prosperidade. E o mais importante: como já foi dito, o mercado acionário em alta mostra que a economia está indo no caminho certo. Essa correlação é muito clara, apesar de, em geral, a Bolsa de Valores andar na frente da economia real.
A ideia central deste livro é apresentar o mercado futuro do Índice Bovespa e simplificar a vida dos investidores iniciantes. Confesso que quase nada no livro é original, exceto a organização dos tópicos para facilitar a compreensão do tema pelos marinheiros de primeira viagem. Essas informações estão disponíveis em vários sites e artigos, porém quase sempre de maneira fragmentada e pouco didática. O meu trabalho foi organizar o assunto e expô-lo de maneira didática, com base nos meus anos de experiência.
Por último, um dado muito interessante: a demanda por esse tipo de informação (mercado futuro e derivativos) aumentou significativamente em 2020. Sou a maior prova disso. Dentre todos os meus livros publicados, esse título é um dos mais vendidos no site da Amazon no corrente ano.
Isso posto, resolvi atualizar e, principalmente, ampliar o conteúdo do livro, inserindo novos dados, exemplos e experiências – da primeira edição em 2014 para cá foram muitos ensinamentos – além de acrescentar um capítulo com informações mais detalhadas sobre as operações de curtíssimo prazo: Day Trading (DT).
Aproveite as informações e, o mais importante, aprenda a investir sozinho de maneira correta e segura.
Boa leitura.
Marcelo Montandon Jr – CNPI-T
* Em virtude de tabelas e gráficos coloridos, o autor recomenda que o livro seja lido no aplicativo Kindle para PC ou em Tablet com tela colorida e de alta resolução.
** Público alvo: investidores iniciantes no mercado futuro e que já tenham algum conhecimento sobre o mercado de ações.
*** Se você já tinha comprado esse livro, basta atualizá-lo na sua conta da Amazon para receber a nova versão.