Jack tem doze anos e sua pessoa preferida no mundo inteiro é o avô. Vovô foi piloto de caça da Força Aérea Britânica, durante a Segunda Guerra Mundial, e até hoje o que mais gosta de fazer é falar sobre aviação. Jack sonha em se tornar um herói tão corajoso quanto seu avô.
Mas embora a memória do vovô esteja afiada para lembranças antigas, para as coisas do dia a dia ela anda meio fraquinha. Nos últimos tempos, vovô tem estado confuso e esquecido, e isso acaba sendo motivo de muitas trapalhadas. Jack é o único que se esforça para entender o avô, mas como não é capaz de protegê-lo de todos os perigos, os pais de Jack decidem internar o vovô em um lar para idosos muito esquisito e com enfermeiras sinistras. Jack então decide embarcar na maior aventura de sua vida para salvar o avô.
David Walliams mais uma vez emociona com uma história que fala de amor, amizade e velhice, sem deixar de lado seu humor inteligente e espirituoso. Vovô deu no pé resgata a nostalgia e a criatividade que permeiam a relação de avô e neto, mostrando que, com afeto, é possível enfrentar as situações mais difíceis.