Em meio ao ataque mogadoriano a Nova York relatado em O destino da Número Dez, John Smith conheceu Daniela, uma humana que desenvolveu Legados.
Mas como os poderes se manifestaram? Quem é essa garota? O despertar dos Legados nos permite conhecer o outro lado da história, acompanhando Daniela em um dia normal que é virado de cabeça para baixo quando alienígenas aparecem e começam a destruir a cidade, deixando a população estarrecida e em pânico. Desesperada para encontrar a mãe, que trabalha bem no meio da confusão, Dani descobre que pode mover objetos apenas mentalizando as ações e parece que nada será capaz de impedi-la em sua missão.
Só que quando o seu caminho cruza com dois rapazes com poderes iguais aos seus, Daniela é confrontada com a realidade: ninguém estará seguro enquanto os mogs estiverem nas ruas, e sua nova habilidade pode fazer a diferença nessa luta. Mas ela ainda não sabe onde está sua mãe, ou mesmo se ela está viva. Com coisas tão importantes em jogo, como decidir que caminho seguir?