Imagine uma mistura de Monty Python com O Senhor dos Anéis de JRR.Tolkien. Coloque nisso um sucesso muito maior que Harry Potter em solo britânico. Para completar saiba que um em cada dez livros vendidos na Inglaterra é de fantasia. E um em cada dez livros de fantasia é Terry Pratchett.
Amigo e mestre dos magos da atual literatura fantástica e extremamente respeitado na Inglaterra, Terry Pratchett é o autor de livros que fazem a cabeça de milhões nas terra britânicas. E agora, chega ao Brasil mais um de seus sucessos. O Aprendiz de Morte é escrito com o melhor do humor – Pratchett é especialista em fazer trocadilhos com nomes – e garante ótimas risadas.
No quarto volume de Discworld, Morte, um esqueleto com brilhantes luzes azuis em suas órbitas oculares e dono de uma voz semelhante a ” lajes de chumbo caindo sobre granito” , oferece a Mortimer, um desajeitado rapaz de interior, uma proposta irrecusável: tornar-se seu aprendiz. Após receber a garantia de que não é preciso estar morto para conseguir esse trabalho, Mort aceita o cargo. Mas os conflitos surgem quando a descoberta do amor passa a interferir nas responsabilidades do garoto.
Apaixonado pela princesa Keli e incumbido de matá-la, o rapaz não consegue cumprir sua tarefa. Ao invés de atingir a garota com a foice da morte, Mortimer desfere o golpe mortal contra o assassino, criando assim uma realidade paralela, que entra em conflito com o destino.
Terry Pratchett é um escritor divertido e suas obras são um convite agradável à leitura. Não é a toa que o autor possui leitores e fãs em todo o mundo.