MENINOS, EU CONTO reúne três histórias ligadas à infância de Antônio Torres. São contos singelos, escritos mais com a emoção do que com a razão para crianças e adolescentes. Um mundo de gente muito simples, mas cheio de encantamento e de personagens que se tornaram inesquecíveis para o autor. As histórias contam as dores do crescimento, os conflitos e sonhos de jovens muito parecidos com o menino que Antônio foi um dia.
Antônio Torres nasceu em 1940, num povoado chamado Junco (hoje a cidade de Sátiro Dias), no sertão da Bahia. Descobriu a vocação literária na escola rural de sua terra, incentivado pela professora. Logo começou a escrever as cartas dos moradores da cidade, a recitar poemas de Castro Alves na pracinha da cidade, a ajudar o padre a rezar missa em latim. Estudou em Alagoinhas e Salvador, onde se tornou repórter do Jornal da Bahia. Foi jornalista e publicitário em São Paulo e em Portugal. Depois de muitas andanças pelo país e pelo mundo, radicou-se no Rio de janeiro. Hoje é um dos escritores mais conhecidos de sua geração, com livros traduzidos em muitos países.
“Um artesão do texto mais seguro e cheio de inventos.” — Estado de S. Paulo
“Não há no trabalho de Torres nenhum rastro de pieguice que costuma assolar as reminiscências dos paus-de-arara de diferentes calibres… imortalizados por Graciliano Ramos. Toda emoção é burilada com bom humor e uma dose elegante de ironia.” — IstoÉ