Janeiro de 1497. Durante semanas, uma série de cartas anônimas enviadas à corte do papa Alexandre VI adverte que em Milão o controvertido Leonardo da Vinci está executando uma obra diabólica – um mural da Última Ceia, no qual não só pintou os apóstolos sem seu preceptivo halo de santidade, como também o próprio artista se retratou entre eles, dando as costas a Jesus Cristo. Frei Agustín Leyre, inquisidor dominicano especialista na interpretação de mensagens cifradas, é enviado à corte dos Sforza para supervisionar essa pintura e tentar decifrar o segredo que protege a identidade do remetente das cartas. Será que a revelação deste mistério conseguirá mudar nossa forma de ver a pintura do gênio do Renascimento?
É impossível não se surpreender com as intrigas e os mistérios da elaboração do quadro de Leonardo Da Vinci, em que nada é o que parece ser. Enquanto Da Vinci dá as últimas pinceladas, um investigador é enviado a Milão para decifrar o verdadeiro significado que está por trás de A última ceia. Por que Jesus Cristo deixa os sacramentos da Eucaristia de lado? Por que alguns dos discípulos encontram-se de costas para o mestre? Onde está Judas? E Da Vinci, o que ele faz entre os discípulos?